A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, enviou na última sexta-feira (5) de março, um ofício para as agências de turismo sobre a programação estabelecida para a reabertura da Gruta do Lago Azul. Além das novas regras de comercialização do atrativo turístico que estarão vigentes a partir de agora; e o novo tarifário, de alta e baixa temporada, válido até 15 de dezembro de 2021.
A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, destacou que esse é o resultado de um trabalho de 2 meses, desenvolvido entre diversas instituições e, como forma de reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate e enfrentamento ao coronavírus, estes serão os primeiros a visitar o local.
No dia 15 de março será realizada uma cerimônia oficial com a presença das autoridades. No dia 16 deve acontecer um Famtour para os agentes e, no dia 17, será reservado para à imprensa. No dia 18, inicia-se de fato a visitação dos turistas.
GRUTA DO LAGO AZUL
Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul, integra o circuito de turismo ecológico do município. Ela é constituída por um salão principal com piso inclinado e um lago subterrâneo ao fundo com mais de 50 metros de extensão.
Sua entrada circular de aproximadamente 40 metros de diâmetro permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, entre os meses de setembro a fevereiro, as águas atingem uma coloração azul intensa, motivo do nome da gruta.
No lago subterrâneo da Gruta do Lago Azul foram encontradas ossadas fósseis de mamíferos já extintos, que habitaram a região há mais de 12 mil anos, no período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre.
O monumento natural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.